1. MACULOPATIA DIABÉTICA
O excesso de açúcar no sangue prejudica os vasos sanguíneos que podem se romper e ocasionar o vazamento de fluidos para a parte central da retina, chamada de mácula.
Pessoas com diabetes são mais propensas a desenvolver a doença. Por isso, é importante manter o nível de glicose sempre controlado e realizar exames periódicos.
2. RETINOPATIA DIABÉTICA
É uma doença desencadeada pela diabetes e ataca os vasos sanguíneos da retina, podendo causar a cegueira. Além da glicose, outros fatores podem contribuir para a evolução da doença como a hipertensão, o tabagismo, e o colesterol alterado.
3. MEMBRANA EPIRRETINIANA
A membrana epirretiniana é uma fina camada de tecido que se desenvolve na região central da retina. Na maioria das vezes, a doença ocorre devido ao afastamento do vítreo da retina, o que causa problemas na visão como a distorção de imagens.
O deslocamento do vítreo acontece com o envelhecimento do órgão e está mais presente em pessoas com idade acima dos 50 anos.
Existe uma cirurgia chamada Vitrectomia para a correção do problema. A cirurgia consiste na remoção da fina camada criada dentro da retina.
4. FLASHES E MOSCAS VOLANTES
As moscas volantes são manchas que aparecem no campo de visão. Aparentemente, a variação parece estar na parte frontal dos olhos, porém, esse problema está presente na parte de trás, dentro do vítreo. As manchas podem apresentar forma de pontos e borrões acinzentados, além de teias de aranha flutuantes.
Já os flashes, são pontos de luz que aparecem na visão em forma de raios e claridades irregulares.
5. BURACO MACULAR
O buraco macular é uma doença que atinge a mácula, área central da retina. Ela é responsável pela formação da visão detalhada e das cores
O orifício gerado provoca a redução gradativa da visão central. Para corrigir o problema, é indicada a cirurgia de Vitrectomia.
6. DESLOCAMENTO DE RETINA
O deslocamento da retina acontece quando ela se desprende da parte de trás dos olhos.
As causas estão relacionadas ao envelhecimento natural, miopia, doenças oculares histórico na família e contusões na região dos olhos. Ao mover a cabeça, podem aparecer faíscas, bolhas, flashes de luz e manchas escuras junto à visão.
O tratamento é cirúrgico e consiste no fechamento das rupturas e a realocação da retina. É aconselhável que seja feito o mais cedo possível após o diagnóstico, a fim de um melhor resultado.
7. OCLUSÃO DE VASOS RETINIANOS
A oclusão da veia da retina se trata do bloqueio do fluxo sanguíneo nos olhos, causando dificuldade em enxergar e hemorragias internas. As principais causas são hipertensão e idade, além disso o Diabetes.
8. DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA A IDADE (DMRI)
A degeneração macular relacionada à idade provoca a perda gradativa da visão central devido ao envelhecimento do órgão.
Existem dois tipos da degeneração: atrófica e a exsudativa, popularmente conhecidas como seca e úmida.
A forma seca não apresenta sangramentos. Na forma úmida ocorre a formação de vasos anormais e hemorragia, intensificando a perda da visão central.
O tratamento é feito por meio de injeção de medicamentos para impedir a progressão da doença.