Ceratocone

O que é?

Ceratocone é uma doença que altera a curvatura da córnea, o tecido transparente localizado na parte anterior do olho. A córnea é responsável pela proteção e funciona como uma lente que foca a luz da pupila em direção à retina.

Essa doença normalmente aparece na infância e pode se estabilizar até os 40 anos de idade. Ela pode afetar homens e mulheres e tem origem desconhecida, mas alguns fatores colaboram com sua evolução, como alergia ocular e coceira intensa. O ceratocone tem diversos estágios e intensidades, cada um com um tratamento específico. Quando não é tratada, a córnea se deforma e perde cada vez mais transparência, o que prejudica a capacidade do olho de focar.

É importante lembrar que o Ceratocone não causa cegueira e é facilmente diagnosticada pelo oftalmologista.

Quais são os tratamentos?

O tratamento da ceratocone varia de acordo com o grau da doença.

No estágio inicial, o uso de óculos é o suficiente. Quando o ceratocone está mais avançada, são indicadas lentes de contato que podem ter diversos desenhos e materiais, dependendo do caso. Se o paciente não se adaptar às lentes, são colocados anéis intraestromais ou é realizado o transplante de córnea.

Anel intraestromal

Também conhecido como Anel de Ferrara, trata-se de uma prótese implantada na córnea para corrigir a alteração em sua curvatura, melhorando a visão e retardando a evolução do ceratocone. O anel intraestromal é feito de acrílico, material com baixo índice de rejeição.

Esse método é contraindicado em pessoas com córneas muito comprometidas ou com muitas cicatrizes. Para esses pacientes, o tratamento recomendado é o transplante de córnea.

Transplante de Córnea

Quando o ceratocone está em estágio muito avançado, ou seja, quando a curvatura está muito alterada e causando opacidade excessiva na córnea, é indicada a realização de um transplante. A cirurgia consiste em substituir a córnea doente por uma saudável, regular e transparente. Assim, o paciente terá melhora significativa na visão e, consequentemente, mais qualidade de vida.

Laser Femtosegundo

Com o Laser Femtosegundo, os tratamentos para ceratocone são mais simples e seguros. Ele é utilizado na implantação de anéis intraestromais e no transplante de córnea, tornando os procedimentos mais precisos, confortáveis e indolores. O laser também traz resultados mais rápidos, não apresenta inflamação e produz menos efeitos colaterais, já que não é necessário suturar, ou seja, “dar pontos”.

Cross-link

O Cross-link é o tratamento mais moderno para ceratocone e o primeiro que pode prevenir o avanço da deformidade da córnea. Trata-se de um método indolor e revolucionário. Durante o procedimento, é realizada uma raspagem superficial da córnea (sob anestesia local) e são instiladas gotas de riboflavina (vitamina B2). Depois, o paciente é colocado sob luz ultravioleta de um equipamento e a instilação continua. Quando é exposta à luz azul, a vitamina é ativada e reage com as fibras de colágeno da córnea, promovendo um endurecimento da membrana. Assim, a córnea se torna mais resistente e menos propensa a danos em sua estrutura.

Por ser um tratamento preventivo, o Cross-link é recomendado para pacientes com ceratocone leve ou moderado, em estágio inicial e com boa acuidade visual.

AGENDE SUA CONSULTA
Fale conosco!